Música

Álbum do Shawn Mendes ganha certificado de platina nos EUA com menos de 350 mil cópias vendidas


O primeiro álbum do Shawn Mendes, intitulado “Handwritten”, foi certificado como platina nos Estados Unidos, o equivalente a um milhão de cópias comercializadas. O anúncio foi feito nesta segunda (1/2), pela Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA), que, a partir de 2016, passa a incluir streamings de vídeo, vendas de faixas avulsas e áudio on-demand na certificação de ouro e platina dos discos.

Para isso, a RIAA adota um fórmula de equivalência. A proporção é assim: 1.500 áudios on-demand ou streamings de vídeo = 10 vendas de faixas = um disco vendido. Ou seja, dessa forma, a cada vez que um clipe tenha mais 1.500 acessos, isso contará como um álbum vendido para fins de certificação. É uma novidade que vai impactar bastante a distribuição de certificados.

Shawn Mendes, por exemplo, foi muito beneficiado. O álbum “Handwritten” vendeu, na verdade, 345 mil cópias nos Estados Unidos. O milhão que rendeu a platina veio principalmente dos streamings. A conta do canadense no VEVO tem 512 milhões de visualizações.

Autor: Redação Ferreguion

Tecnologia do Blogger.